Os meios de transmissão mais comuns utilizados são:
· Par de Fios;
· Cabo Coaxial;
· Fibras Óticas;
· Sistemas de Radioenlace.
- Par de Fios
O par de fios, também chamado de par trançado, foi um sistema originalmente produzido para transmissão telefônica analógica.
Todo o meio físico de transmissão sofre influências do meio externo acarretando em perdas de desempenho nas taxas de transmissão.
Essas perdas podem ser atenuadas limitando a distância entre os pontos a serem ligados.
A qualidade das linha de transmissão que utilizam o par de fios depende, basicamente, da qualidade dos condutores empregados, bitola dos fios (quanto maior a bitola, mais corrente passa pelo condutor), técnicas usadas para a transmissão dos dados através da linha e proteção dos componentes da linha para evitar a indução dos condutores.
A indução ocorre devido a alguma interferência elétrica externa ocasionada por ociladores, motores ou geradores elétricos, mal contacto ou contacto acidental com outras linhas de transmissão que não estejam isolados corretamente ou até mesmo tempestades elétricas ou proximidades com linhas de alta tensão.
linha de par trançado:

- Cabo Coaxial
O cabo coaxial possui vantagens em relação aos outros condutores utilizados tradicionalmente em linhas de transmissão por causa de sua blindagem adicional, que o protege contra o fenômeno da indução, causado por interferências elétricas ou magnéticas externas.
Essa blindagem constitui-se de uma malha metálica (condutor externo) que envolve um condutor interno isolado.Os cabos coaxiais geralmente são empregados na ligação de pontos próximos um do outro (rede local de computadores, por exemplo). A velocidade de transmissão é bastante elevada devido a tolerância aos ruídos graças a malha de proteção desses cabos.
Os cabos coaxiais são divididos em duas famílias:
· Banda base
· Banda larga
As dificuldades de conexão com cabos coaxiais são um pouco maiores do que se fosse utilizado o par trançado. A conexão dos cabos é feita através de conectores mecânicos, o que também encarece sua instalação em relação ao par trançado, porém, os benefícios compensam com larga vantagem a utilização deste método.
esquema de cabo coaxial:
- Fibras Óticas
Fibras óticas são elementos de transmissão que utilizam sinais de luz codificados para transmitir os dados.
A fibra ótica pode ser feita de plástico ou de vidro, revestida por um material com baixo índice de refração. Além destes dois materiais, a fibra possui também um revestimento plástico que lhe garante um proteção mecânica contra o ambiente externo.
Para a transmissão dos sinais, além do cabo precisa-se de um conversor de sinais elétricos para sinais óticos, um transmissor e um receptor dos sinais óticos, e um conversor dos sinais óticos para os sinais elétricos.
Do ponto de vista da capacidade de transmissão, a tecnologia atual de fibras óticas caracteriza-se por três tipos distintos a seguir:
· Multimodo com índice degrau
· Multimodo com índice gradual
· Monomodo
esquema de um cabo de fibra ótica:

webgrafia: http://admnsredes.home.sapo.pt/meios_de_transmissao_de_dados.htm

